quarta-feira, 27 de março de 2013

Resenha: Retrato do Meu Coração


Título: Retrato do Meu Coração
Autora: Patricia Cabot
Editora: Record
Ano:
Páginas: 378
Minha Classificação: 3/5

Resenha (Alerta de Spoilers!):

        Margarethe Herbert, mais conhecida como Maggie, é uma garota diferente das outras de sua época. Seus sonhos não envolvem casar-se com um homem de boa classe social ou cuidar de seus muitos filhos. Ao contrário, Maggie quer ser independente, quer pintar e sustentar a si mesma sem precisar que um homem o faça. Desde criança se destacava das outras meninas de sua idade, preferia brincar de luta com o seu amigo Jeremy a brincar de boneca com suas irmãs. Seu jeito não era bem aceito pela maioria das pessoas da sociedade, somente sua mãe e Pegeen a entendiam e a apoiavam. 
         A vida naquela época não era fácil e a viajem de seu amigo Jeremy para estudar só dificultou ainda mais. Cinco anos se passaram e Maggie deixou de ser uma criança travessa para se tornar uma mulher, mesmo que tão somente descompreendida em relação a si mesma. Agora já pinta alguns quadros, mesmo que apenas de animais, e sonha em viajar para Londres onde poderá se profissionalizar na pintura, coisa que sua família não apóia.
         A volta de Jeremy dá uma reviravolta na história, agora um homem charmoso e charlatão vai jogar seus poderes de sedução para a ingênua Maggie. Mesmo Maggie dizendo pare, ele procede, o que acaba por fazer eles serem pegos pelo tio Edward que exige uma explicação. Depois de muita conversa e briga, cada um toma seu rumo. Mas algo neles dois mudou naquele dia. Mesmo Jeremy não entendendo o porquê, vai atrás de Maggie e a pede em casamento. Maggie não o leva a sério, achando que para ele, ela não passa de mais um de seus muitos casos. Ela então recusa seu pedido. Mas ainda naquele dia fazem uma promessa um para o outro, Jeremy vai para a índia servir no exército e Maggie vai para Londres estudar pintura, de que prosseguiriam com suas vidas e que quando Maggie resolvesse que estava pronta para se casar com ele ela só precisa mandar uma carta dizendo para ele voltar e ele voltaria. Mas mais cinco anos se passam e nenhuma carta é enviada para Jeremy o que não o impede de ser fiel a ela. Maggie acreditando que ele a esqueceu segue com a sua vida e fica noiva de um inglês. Jeremy descobre e volta revoltado e doente. Muitos desencontros se decorrem após a chegada de Jeremy, quais são decisivos para o final do enredo. E agora o que será do casal?
   "Alguns homens sonham em construir pontes. Outros, vencer guerras. Outros, ainda, sonham em curar a fome e as doenças, enquanto outros desejam apenas a riqueza. Jeremy compreendia esses sonhos e estava preparado para tolerar os homens que o nutrissem. Mas para ele, só havia um objetivo que valia seu tempo e sua energia: um objetivo único que o impulsionara por cinco longos anos. E ele era, simplesmente, Maggie Herbert." (Pág. 182)
      Esse livro me foi indicado por uma amiga e gostei bastante dele. Me deixou com um gostinho de quero mais. Ele é equilibrado, não é aquela coisa melosa demais, mas também não é aquele desinteresse, tem partes bem divertidas, e outras picantes. Me apeguei bastante a personagem da Maggie por ser simples e determinada. Indico aquelas pessoas que gostam de leituras descontraídas e envolventes ao mesmo tempo.


4 comentários:

  1. Ain,esse livro deve ser muito lindo! E ainda mais pelo título!
    Beijos ...

    aneldelacinho.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  2. Nunca li nada da Patrícia Cabot, embora tenha vontade, porque - assim como você - as pessoas elogiam muito!
    Acho que vou começar por esse! ;)

    Um beijo,

    http://algumasobservacoes.blogspot.com/
    http://escritoshumanos.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  3. Olá!!!, Deus te abençoe, sucesso o seu blog é um show, post maravilhoso amei, já estou te seguindo, OBRIGADO PELA VISITA. Aguardando retribuição
    Curta e participe do meu blog, fan Page, twitter, instragam e canal do youtube.
    Blog: http://arrasandonobatomvermelho.blogspot.com.br

    ResponderExcluir